quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Paralimpíadas - Abertura

 Oui queridos, abertura das Paralimpíadas foi no dia em que eu estou aqui na cidade! Maravilhoso, né? Tanto que vesti minha blusa linda do Brasil, que é a oficial do CPB (comitê paralímpico brasileiro) deste ano!


Hoje tínhamos alinhado de ser um dia mais tranquilo, sem hora pra acordar... Abrimos os olhos quando simplesmente deu vontade! Bibis e eu acordamos mais cedo que mãe e Zã, então fomos comer um crepe e caminhar um pouco nas redondezas. Depois nos encontramos com Fafá, que estava no café ao lado do hotel, e fomos para uma loja chamada "Normal". É uma loja que tem de tudo um pouco, com ótimos preços! Seria tipo uma Miniso, ou Daiso, com um leque maior de opções de intens. Bem bacana!



Quando Zã ficou pronta, ela pegou um crepe e fomos comprar as encomendas das sobrinhas (maquiagem). Primeiro fomos na Kiko, depois na Sephora. Gente, tudo caro... Ou melhor, tudo mais caro que o preço usual, provavelmente por causa da olimpíadas! Além disso, várias coisas não tinham mais nas lojas, ou não vendem mais na França, uma doideira. Nessa, ficamos um bom tempo em cada loja até conseguirmos identificar os melhorea produtos que tinham nas lojas dentro dos preços justos... Aff, demorou bastante! Quando terminamos, Bibis e eu fomos deixar as coisas no hotel enquanto Zã e mãe foram pro restaurante. 


Almoçamos pizza no Pizza Wawa. Pizza boa, focaccia também! De lá pegamos um metrô para irmos para a Av. des Champs-Élysées, pois sabíamos que parte da cerimônia de abertura seria por lá, então juntamos a vontade de passear na avenida com a curiosidade de ver a movimentação da cerimônia. Chegando lá, o primeiro impacto: um milhão de policiais circulando nas redondezas! Doideira, mas é verdade! Tudo com arma empunhada, andando de um lado para o outro. Segundo impacto: a avenida não tinha nenhum carro! Como parte estava interditada por causa da cerimônia, todo o trecho da avenida que liga o Arco do Triunfo até a Praça da Concórdia estava bloqueada para carros! Então foi uma experiência única poder circular no meio da rua!! Durante o passeio, entramos na Sephora (estava tendo uma música alta, uma zoação na loja, e acabamos entrando pra zoar também e comprar parte das encomendas que não tínhamos encontrado na outra) e na Longchamp (para providenciar outra encomenda).


Quando deu umas 17:30, fomos para perto da Praça da Concórdia, onde estava interditada para a cerimônia. Depois de perguntarmos pra trocentas pessoas (inclusive um grupo de repórteres da SportTv), achamos uma voluntária que nos explicou a situação: de fato seria dado acesso gratuito para o público para ver as delegações passarem (informação que Zã tinha lido antes), e que bastava entrar numa fila lá em não-sei-onde. Fomos para lá, pegamos a fila e entramos nessa parte gratuita!!! Yesss Começamos a rir, pois ainda no Brasil tínhamos visto que o ingresso para ver a abertura era €150,00, depois de um tempo ficou €450,00, então ver de graça, mesmo que só para ver as delegações, estava super no lucro! Onde ficamos tinham alguns telões, então dava para acompanhar a cerimônia lá na parte principal. Mas, de fato, foi muito bacana ver as delegações passarem e interagirem conosco!! Tinham alguns brasileiros próximos a nós, então imaginem a festa quando o Brasil passou... E todo mundo ao nosso redor entrou na onda, foi bem divertido! O legal é que, depois, o pessoal curtiu ficar gritando os nomes dos países, então fizemos isso para quase todos! Vários atletas vinham nos filmar, ou jogar brindes (bandeiras, chaveiros, pins..). Ficamos até o Japão, e então saímos e pegamos o metrô em direção ao Hôtel de Ville, onde estava tendo telões transmitindo a cerimônia. Ficamos um tempinho lá, porém, estávamos com fome (e a comida tinha acabado), então saímos pra comer e voltamos pro hotel.


Clara, escrevendo sobre o dia 28 de agosto de 2024

Um comentário: