sábado, 31 de agosto de 2024

Jardim de Monet

Desde quando começamos a montar a viagem, minha mãe comentou que gostaria de conhecer uma cidade no interior da França, uma que desse pra fazer bate e volta de Paris. A escolhida foi Giverny!

Por diversos motivos, não compramos nada com antecedência. Como a cidade não está lotada, para nós deu certo comprar tudo nos lugares, porém, vi diversas recomendações de comprar o trem e o Jardim de Monet com antecedência para assegurar os horários e disponibilidades...

Enfim, acordamos cedo, comi meu croassant de framboesa, pegamos o metrô e fomos para a estação Gare Saint-Lazare. Lá, compramos o trem Gare Saint-Lazare - Vernon-Giverny (tínhamos visto com antecedência os horários, então chegamos faltando 15min pro trem sair). Pegamos o trem bem tranquilo e seguimos para Vernon, onde fica a estação mais próxima de Giverny. Deu pra cochilar um pouco pois são +/- 60min de viagem. Chegando lá, tem sinalizações pra ir até o ponto de ônibus para pegar o leva a Giverny. Também é possível ir de bicicleta (tem pra alugar bem na frente da estação), a pé (são uns 5km) ou um trem bem turístico, aqueles que parece de criança que fica rodando em shopping...

Pegamos o ônibus. Na ida já pagamos o percurso de ida e volta, pra ficar tranquilo. Eles disponibilizam os horários de ida e volta, bem fácil de se achar, e o ponto em Giverny é em um estacionamento que fica 10min caminhando até o jardim de Monet. Essa caminhada também é bem tranquila e sinalizada, não tem erro! Dá para aproveitar e conhecer o povoado durante a caminhada! Chegamos em Giverny por volta de meio dia, então almoçamos primeiro. Rodamos praticamente todo o povoado pra conhecer as opções e escolher onde almoçaríamos. Acabamos escolhendo um bem perto dos Jardins que era horrível... Meu peixe estava incomivel, sério!!! Fiz questão de dar um pedaço para cada uma, e foi unanimidade: além de não ter gosto, no final vinha o ranço do peixe. Tentei procurar o nome do restaurante no Maps, mas não encontrei.

Terminado o almoço, fomos para o Monet's Garden / Les jardins de Claude Monet à Giverny. É possível comprar pela Internet com horário marcado. Como não tínhamos comprado antecipadamente, pegamos uma fila bem grande. E por todo o tempo que estivemos lá (desde antes do almoço até entrarmos mo jardim) a fila não diminuía (entravam pessoas no jardim na mesma proporção que entravam na fila), uma loucura! Depois de uns 40 minutos na fila, conseguimos entrar no Jardim.

O jardim é lindo, realmente especial! Eu sei que virou cliché, mas de fato parece que estamos dentro de um quadro. Cada passo é um visual diferente, com flores completamente diferentes e espetaculares. Dentro da casa onde ele viveu, o que chama a atenção é a referência da cultura japonesa! Fora, São dois grandes Jardins, o que fica no mesmo terreno da casa e o que fica do ouro lado da rua (atravessa usando um pequeno túnel que liga os 2). O primeiro parece mais focado em flores, são milhares de estilos diferentes, e o segundo tem um lago com pequenas pontes e árvores super diferentes! O passeio é bem especial, ficamos um bom tempo por lá!

Ao chegarmos em Paris, pegamos um metrô e fomos direto para o Westfield Forum des Halles. É um shopping grande integrado a diversas linhas de trem e metrô e que possui um design bem diferente. Passamos no Monoprix para comprar algumas coisas de mercado (mas essa loja tem de tudo!), fomos jantar na crepería Coeur de Breich (o melhor lugar de crepe até agora), e fomos pro hotel. Zã e eu comemos um brownie de sobremesa (nada demais) e fomos dormir!