quarta-feira, 29 de abril de 2009

“Nova” homestay e “entrevista” de emprego/estágio

Sim, hoje foi o dia das “aspas”... Pela manhã, aula normal! Aliás, vou falar um pouco sobre essa aula. O professor é louco! Ele é muito engraçado, divertido e, ao mesmo tempo, super rígido e ensina muito bem. Se eu soubesse dessa aula – com esse professor – teria procurado fazer ela a mais tempo...

Na hora do almoço eu só comi uma fatia de pizza e fui conversar com minha coordenadora do programa de trabalho. Seguinte, ontem me ligaram sobre meu currículo e marcaram um entrevista para hoje a noite. Não comentei nada ontem no blog “pra não dar azar”. Só que, no telefone, o cara falou que eles não ligam para experiência porque eles treinam as pessoas com o intuito delas ficaram na empresa por um longo tempo. Eu não ficarei aqui “por um longo tempo”! Nem meu visto/autorização de trabalho permite isso! Então fui falar com a coordenadora. Conversamos bastante, e tudo o mais, daí ela disse que eu devia ir mesmo assim. Que às vezes eles identificam outra vaga, ou me indicam para outra empresa, etc. Para eu não parecer inflexível, resolvi ir.

Fui para as aulas da tarde, nada de mais - só meus colegas da última aula que são muito lerdos... Sério! A professora pediu para fazermos um trabalho em grupo, e o pessoal não falava nada! Eu literalmente fiz o trabalho inteiro...

Quando terminou a aula, me encontrei com Valéria e fui para a casa/Homestay dela. Ah, tenho que explicar isso também. Ela falou que a homestay dela me aceitaria para morar lá (a homestay dela é show de bola). Então acertei com ela de ir jantar lá para conhecer a casa e a família. Com essa entrevista, eu ia cancelar, mas aí a “mãe” dela disse que faria o jantar mais cedo para mim, afinal, “é bom que eu vá para a entrevista alimentada”. Então fui pra lá. A casa é fofa, grande. O quarto que eu ficaria também é muito bom, todo equipado (mas eu não teria meu lavado que nem eu tenho aqui). A família é show de bola! Conversam, brincam, as crianças ficam conversando com a Val e também já ficaram conversando comigo... Comemos salmão com uma verdura qualquer e arroz. Tudo normal, bem gostoso. Quando o tempo foi passando, ela disse que me daria carona até a estação de metro, então me levou pra lá!

Ok, peguei o SkyTrain, depois peguei o busu e cheguei lá. Ah, o lugar é loooonnnggeee... Da minha atual Homestay pra lá, são mais ou menos 50 minutos (considerando que eu pegaria cada ônibus e metro um atrás do outro, sem esperar no ponto). Além disso é na zona três (hoje eu moro na zona 1), então eu tive que pagar extra pra ir pra lá.


Cheguei cedo, como manda a etiqueta, liguei pro cara, e ele disse que me atenderia às 19hs, conforme conversado. Fiz hora e sete horas em ponto estava na porta do local. Quando cheguei lá... Não era uma entrevista! Era uma apresentação sobre a empresa (Primerica). Eu me senti num filme porque, primeiro, a mulher falava MUITO rápido (no início fiquei perdida, mas depois consegui acompanhar). Segundo, porque a “palestra” era bem do tipo “vocês querem trabalhar para terceiros o resto de suas vidas?”, e a platéia respondia “não!”, “vocês querem fazer $100.000,00 ao ano?”, “sim”... Bom, tentando resumir. Eles estavam apresentando a empresa para quem quisesse fazer parte dela. Como se estivessem atrás de novos vendedores, porque a empresa dá tipo “conselho financeiro” para pessoas físicas (principalmente). Então eles precisam de mais “conselheiros” para terem mais clientes. E cada pessoa ganha em cima da carteira de clientes deles.

Quando apresentação acabou, já tinha visto que não era a minha aqui no Canada - trabalhar sozinho para ir atrás de clientes, eles financiando cursos para que você tirasse a licença para poder trabalhar com finanças aqui no Canada... Enfim, mesmo assim, o cara que tinha me ligado veio falar comigo. Conversamos, fiz algumas perguntas, ele apresentou mais detalhadamente a empresa, e, de repente, ele me perguntou “de onde você é?”, “Brasil”, “você tem o visto de residente do Canada, né?”... Aí eu fiquei muda... Como assim? Eu só quero um estágio! Eu tenho o “Work permit” mas eu não tenho o “Residence visa”!! Daí ele percebeu que eu não tinha isso, mesmo assim ele foi muito educado, terminou de me explicar mas disse que eu preciso do visto para poder trabalhar na empresa, não só para poder tirar a licença para trabalhar com finanças, mas também porque a empresa só faz esse investimento para quem quer, inicialmente construir a carreira! Se antes eu já estava chateada com a escola, depois dessa fiquei frustrada! Poxa, meio dia fiz questão de ir conversar com a conselheira para falar o que o cara me disse no telefone, foi ela quem insistiu para que eu fosse... Antes de tudo, porque ela enviou meu currículo para um lugar que queria alguém que MORE no Canada? Não é esse o programa que eu faço parte, e ela sabe isso! Perdi tempo (mais ou menos 2 horas só de ida e volta mais 1h30min de palestra e “entrevista”), dinheiro (pouco, mas gastei) e tive desgaste emocional. Além disso, eu só tenho direito de 5 entrevistas pela escola. Amanhã eu vou conversar com ela para que isso não seja considerada uma entrevista!

Quando cheguei em casa, a Lily tinha guardado jantar para mim. Então, claro, fui comer (de novo). Ela percebeu que eu estava meio chateada, e perguntou se a entrevista não tinha sido boa. Daí contei para ela tudo o que aconteceu. Ela ficou tão arrasada quanto eu, “como a escola pode cometer um erro desses? Que tipo de serviço é esse que eles prestam?”, daí ela começou a me contar algo que esta acontecendo com ela e ficamos conversando um bom tempo...

PS: a foto que postei foi tirada do ponto de ônibus, às 20:30hs, enquanto eu esperava após a "entrevista".

Clara, escrevendo sobre os dias 28 de abril

Comentários dos comentários:
Ramon: Oi cabelo curtooooooo!Ainda bem que esta fazendo sol! Hoje estava calor! Isso mesmo! Só fiquei com a camisa de manga comprida (só usei o casaco de manhã cedo quando fui pegar o ônibus) como puxei as mangas pra cima! Ah, eu gosto de Cheetos... prefiro Fandangos, mas gosto de Cheetos. Ah, aqui também tem muito Doritos! Obrigada pelo “boa sorte”, depois de hoje, vou precisar...
Liu: Ebaaaaaaaaaaa! Iupiiiiiiiii!! “Diga aí, perua?”??? Saudades de você! Jura que você leu todos os posts?!?! Digo, pra quem só foi começar a acompanhar depois, é muita coisa! Vica que o diga! Rsrsrs VÁRIOS beijos! Te amo, amiga! Saudades!
Danis: Até que as praias são bonitas, sim! Tipo, CLARO, não dá para comparar com as do Brasil (em geral), mas são bonitas sim! Danis, nem me fale sobre comida... Acabei de perder uma das calças jeans que eu trouxe! Rsrsrsrs Pode deixar que logo quando chegar eu voltarei para as aulas e DEPOIS jogo com você!! SAUDADES, viu?!?! De verdade!!! Beijossssssssss

7 comentários:

  1. Vilge amiguinha, que merda, hein?
    Boa sorte da próxima vez.
    =)

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA, LALLA! Traz um waffle de morango para mim. Pode ser soh com o sugar syrup.hummmmm Tenta conversar com a conselheira e sondá-la para ver aonde ela está enviando seus currículos e esclareça para ela seus interesses, lembrando-lha o seu tipo de visto. Torcendo para que vc consiga algo.
    Saudades.
    Naiara

    ResponderExcluir
  3. Clarinha,
    não desanima não!! vai aparecer coisa melhor, estou torcendo por vc!!!
    saudadessssssssss
    bjs

    ResponderExcluir
  4. faço do comentário de nai o meu (inclusive a parte do waffle, haha).

    beijo grandão, perua =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Clarinha, muita saudade,eu nem me despedi de voce, beijos Tia Lio

    Clarinha, no próximo dia 16/05 estarei realizando uma palestra sobre: Sucessão e Gestão na Empresa Familiar.
    Será que você não pode vir?
    Você assiste e volta rapidinho!!
    Vai ter sorteio de livro. Será que você vai ganhar de novo?!?
    Estou te aguardando.KKKKKKK
    Beijo,
    Tio Paulinho

    ResponderExcluir
  6. É, faz parte esse lance da entrevista. O jeito é não desanimar e seguir em frente sem deixar isso te abater. Boa sorte!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. que chato amiga... mas é isso mesmo...infelizmente tem dias que dá tudo certo, em outros nada funciona...Mas vou torcer para que vc arranje um emprego bem legal e o qto antes!!!!
    saudadeeeeeeeee


    ps: estou sempre por aqui!!!!!
    bjoooo

    ResponderExcluir