domingo, 16 de agosto de 2009

Despedidas + dia estranho

Oi gente. Hoje eu não estou legal então provavelmente isso afetará na descrição do dia de ontem que foi bem bacana...


Sobre o dia 14 de agosto

Acordei cedo, pois teria um dia corrido. Ele começou com um encontro com a minha coordenadora do programa de trabalho. Nós marcamos para tomar um café, conversar e para ela me dar o certificado. Foi bem legal, atualizamos nossa conversa, etc.

Depois passei no campus da Granville para falar com uma das minhas ex-professoras, Lisa DeVito. Ela é muito gente boa, foi uma das pessoas que me deram o “empurrão” que faltava para eu fazer o curso de Projetos. Conversamos um pouco, trocamos contatos, etc.


De lá, fui para a Richards para me encontrar com o pessoal (de Taiwan, da Suíça e Vini). Fomos almoçar no restaurante brasileiro, o Samba. É que foi a despedida do Ken (Taiwan), que foi embora hoje (sábado, dia 15), do Nicolas (suíço, vai embora amanhã ou segunda, não lembro agora) e a minha! Comi muito, você não tem noção...

Quando terminei de me empanturrar, fui para a Waves. Isso mesmo, fui pegar meu último salário. Cheguei lá, o meu pagamento estava no escritório (pois eu tinha que devolver a farda para receber o dinheiro). Como sou filha de D. Fatima, minha farda já estava na mochila (pois eu ia devolver do mesmo jeito, claro!). Entreguei a farda, peguei o cheque e, quando eu vi, estavam exatamente a quantidade de horas que eu tinha trabalhado na última semana, mas não estavam as 4 horas que, segundo a dona, ficaram faltando (para mim faltavam mais, lembra). Eu não tinha levado minhas anotações, então fiquei na dúvida se falava ou não. Mas me retei e fui falar com ela. Ela me deu em dinheiro essas quatro horas. Eu fiquei feliz e triste: feliz porque dessa vez o pagamento foi correto. Triste porque, agora, mais do que nunca, vi que eu estava certa e eles errados (o problema anterior, que eles descontaram minutos que não deviam).

Enfim, fui pra casa, cochilei, me arrumei e fui para Downtown me encontrar com Val, Assuna e Nadine (roommates da Val). Fomos para a Roxy: boate mais badalada da cidade, festa realmente canadense na qual 80% das pessoas são canadenses. Depois de quase duas horas na fila (isso mesmo) e uma briga porque estavam furando fila, nós entramos e nos encontramos com o mesmo pessoal que tinha ido pro Samba (pois a despedida continuou até a boate). Ah, na Roxy, também fizemos a despedida de Nadine. Foi muito legal, bem divertido mesmo. Dancei, dei risada, brinquei. Mas, acho que estou velha. Quando deu meia noite, eu estava bem cansada.Aí por volta das 12:30 eu voltei pra casa.


Sobre o dia 15 de agosto

Hoje acordei sem despertador. Quando subi para tomar café, Lily estava lá. Ela fez French Tost para mim, me deu dicas de lugar para eu comprar a boneca de Maria Clara e... Me deu Maple Syrup como lembrança! Achei mega fofo! E ela me deu o do bom, 100% natural!! Delícia, agradeci horrores, claro!


Depois comecei a arrumar umas coisas e fui para o banco para sacar meu dinheiro. Aí meu dia começou a ficar ruim. Primeiro, na verdade, já no caminho para o banco bateu um... A palavra sumiu. Mas é que eu me dei conta de que aquela seria a última vez que eu estaria fazendo aquele caminho! Louco, né? Mas foi verdade!


Anyway, cheguei no banco e fui atendida por uma garota que vira e mexe me atende. Conversamos, falei que já estava indo pra casa, ela ficou falando sobre como ela quer conhecer o Brasil e, de repente, ela ficou séria e falou “Olha, infelizmente dessa vez eu não poderei te ajudar.”. Eu fiquei com cara de bocó e perguntei “como assim?”. Resumindo a história, ela falou que dessa vez eu não poderia descontar o cheque, que eu tinha que falar com a pessoa que me paga. Questionei porque, e ela falou que não podia dizer, mas que essa pessoa provavelmente sabe, e sugeriu que eu solicitasse o pagamento em dinheiro. Fiquei com uma cara de tacho tão grande que acho que ela percebeu e pediu desculpas, mas que tinha algo no sistema que impedia que eu sacasse o dinheiro e ela não podia dizer o que era. Fiquei completamente atordoada! Como assim!?!? Tentei ligar para a Waves mas ninguém atendeu (fora que a dona não trabalha lá durante o final de semana). Sério, esse negócio me deixou muito P da vida. Eu estava contando com esse dinheiro para diversas coisas!


Sei que esse negócio estragou meu dia inteiro! De lá fui para o lugar que Lily falou que eu poderia comprar a boneca de Maria. O lugar é muito legal, cheio de opção, mas quem disse que eu conseguia procurar algo? Quem disse que eu tinha saco de escolher ou apreciar alguma coisa? Vi que estava ficando com dor de cabeça, então resolvi sentar no parque. Fiquei observando as crianças brincando por lá durante um bom tempo, depois peguei meu livro e fiquei lendo um tempão.


De lá, vim pra casa e fui arrumar minha mala. Detalhe: minhas coisas não couberam nas duas malas! Sério! Liguei pra minha mãe e falei para ela, pelo amor de Deus, trazer uma das malas completamente vazia para eu poder usar...

Agora vou desabafar... Sério, gente. Fiquei realmente chateada, por tudo! Ainda bem que a menina do banco me conhecia, mas imagina se ela não me conhecesse? Tipo, do jeito que ela me olhou, realmente fiquei preocupada com o que estava escrito no computador/sistema! Foi um olhar acusador, misturado com pena, não sei... Fora que eu realmente estava – estou – contando com esse dinheiro! É uma quantia razoável e agora só poderei resolver isso na segunda – SEGUNDA, quando minha mãe já estiver aqui! Olha pra isso?!!? Ao invés de eu começar a me divertir com minha mãe e minha dinda, terei que esquentar minha cabeça, ou melhor, tentar não esquentar minha cabeça pra resolver isso. Mas o que mais me preocupa é: o que esta escrito no sistema? Será que isso vai me prejudicar de alguma forma? E isso realmente estragou meu dia... Já não bastasse eu estar saudosa, depois fiquei preocupada e puta. Poxa, eu sou uma pessoa correta, procuro sempre fazer o certo, e vem uma empresa qualquer, uma cafeteria, e fica me passando a perna? Fica escrevendo não-sei-o-que sobre mim? Gente, sério, to muito preocupada e chateada...


Além disso, como já comentei, estou muito saudosa. CLARO, estou louca para voltar pra Salvador, matar saudade de um monte de gente, dar um abraço bem apertado nos meus sobrinhos, falar aquela frase de tia chata “como você cresceu”, dar abraço, ABRAÇO de verdade, sentir o calor humano que só o brasileiro tem, comer um monte de coisas que não tem aqui, ver o mar, sentir o cheiro do mar, tentar ir na praia, andar na orla, andar de patins, dormir no meu quarto com televisão... Claro que quero voltar, afinal de contas, “There is no place like home”, e essa é a mais pura verdade.


Mas, ao mesmo tempo... Sentirei falta de um monte de coisas! Primeiro, pode ter certeza, a segurança. Como vocês virão na descrição sobre o dia de ontem: voltei mais ou menos de madrugada pra casa. Como? Skytrain e ônibus. Isso mesmo! Se eu senti medo? De jeito nenhum! Estava conversando com Val outro dia, a gente estava na estação de metro, e passou um cara muito estranho. A gente comentou isso, mas eu rebati “se a gente estivesse no Brasil, já teríamos saído daqui”. E é verdade! Tem gente estranha aqui? Sim, MUITA! Tem pessoas que pedem dinheiro na rua? Bastante! Mas, um exemplo: vocês sabiam que existe uma lei que proíbe os homeless pedirem dinheiro/abordar pessoas na rua? Eles deixam um cartaz com algo escrito e pronto, esperam por dinheiro. Juro!


Outra coisa que sentirei falta: o transporte público funciona, e muito bem! Você olha na tabela, e diz que o ônibus passará tal horário, se ele não for pontual (maioria das vezes), ele estará apenas 5 minutos atrasado ou adiantado! Fora que todos os transportes possuem estrutura diferenciada para deficientes físicos, auditivos, etc.


Mais uma coisa? Canadense é MUITO educado! Eu já comentei sobre isso, mas é a mais pura verdade! São educados e prestativos! É realmente diferenciado! Fora diversas outra coisas... Vancouver é um lugar muito bom de se morar! Aqui você realmente consegue observar cada estação passar. Você sente o frio do inverno – com direito a neve, vê as flores maravilhosas da primavera, sente o calor “de arrombar” do verão... Não estarei aqui para o Outono, mas deve seguir a mesma regra!


É, hoje estou com um misto de sentimentos difícil de explicar. Estou puta, preocupada, saudosa, ansiosa (pela chegada de minha mãe)... Não saberia dizer qual é o sentimento que esta predominante, mas sei contar uma coisa: durante esse texto me emocionei diversas vezes...


Clara, escrevendo sobre o dia 13 de agosto


Comentários dos comentários

CaRla: No passado sei que “sua” empresa costumava liberar, e pagar!! Mas, com essa crise, quem sabe? Eu só vi o Lost Park no dia seguinte... Loucura mesmo! E aí, terminou a 1ª temporada? Já começou a 2ª? Adorei a idéia do festival de Waffle! Aí eu poderei provar o Maple Syrup! Beijos!

Danis: Oxe, to sim! Ainda mais você, firme e forte “por aqui”, me apoiando das formas mas variadas possíveis, em todos os momentos que precisei! Muito obrigada, viu Danis? Sim, o muffin de banana com chocolate (foi o que eu comi) é muito bom! Beijos!! Saudadessss!

2 comentários:

  1. Amiguinha, que merda essa historia do dinheiro, hein? Será que ela disse alguma coisa de tipo não te dar o dinheiro porque já tinha te dado a parte lá em dinheiro. Vamos combinar que essa mulher é uma boa filha da puta ¬¬
    Mas relaxe, não deixe isso estragar sua viagem não. Como dizem, o que é o homem o bicho não come. Se ela fizer história para pagar manda se fuder e tente não se estressar. Paciência. Mas, como eu acredito em destino e nessas coisas, o dela está guardado, pode ter certeza...

    Não fale de estar velha. Quem me viu quem me vê. Mas eu acho que é assim mesmo, né? Normal para todo mundo, uns mais cedo outros mais tarde acabam se sentindo assim.

    Já estou na 2ª temporada, na metade e espero terminar ainda hoje já que ficarei o dia todo em casa mesmo.

    Cruze os dedos para eu achar uma máquina decente e termos nosso festival: maple, nutela com morango, sorvete e muito mais ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Clara!!! Quem ta emocionada também sou eu!! E tão puta quanto você com essa mulher do seu trabalho... Não tenho nem palavras pra descrever quao puta eu estou...
    que mulher.... ahh... sei nao!! E vc tao organizada, tao prestativa como sempre...!! que mulher...
    vou nem descrever minha raiva.
    Mas quando eu li esse post eu me lembrei dos meus ultimos dias em vancouver também!! foram muito BONSS (vc sabe dos ultimos acontecimentos) mas tambem muito tristes. Me lembro até hoje quando a gnt estava no rest. italiano e tipo eu ainda estava super alegre pois ainda nao tinha batido aquela saudade do tipo 'provavelmente eu nunca mais verei essas pessoas' ou 'daqui a muito muito tempo poderei reencontra-las.' Mas quando eu recebi aquela mensagekm e comecei a chorar foi a realidade vindo a tona.. a pessoa q tinha me mandado a msg eu nunca mais iria ver.. e vocês também, provavelmente. EU amo muito todos voces que estiveram comigo em vancouver.. e eu posso dizer q vc é maravilhosa e nenhuma donazinha de coffee shop pode fazer isso com vc.
    Muitas saudades. Nao me esquece.
    Beijos!!

    ResponderExcluir