sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Saindo um pouco de Londres

Hoje nós visitamos dois lugares/cidades fora de Londres. Compramos no Brasil o passeio, para não ter problemas. Pelo que pudemos comparar com os preços que estavam sendo cobrados por aqui pelo mesmo passeio, foi um ótimo negócio comprarmos com antecedência, mesmo contando com o IOF!
A primeira parada foi em Stonehenge! Isso mesmo, como diz Dan, “um dos papeis de parede do Windows XP”.
 
Eu já sabia que o lugar é “apenas” um “monte de pedras em uma área não muito grande”, então eu não fui com grande expectativa, o que foi bom! Apesar do frio (o lugar mais frio que pegamos na viagem até agora), ficamos impressionados! Mesmo com a ventania, passamos mais de uma hora lá ouvindo e lendo as explicações, apreciando a vista e tirando nossas próprias conclusões! Sim, continua um mistério saber exatamente quem fez, qual era o objetivo/intenção... Sabe-se algumas coisas, como o fato das pedras terem sido trazidas de lugares muito longe (o mais perto foi +/- 30km, e o mais longe 240km), e que foram construídos há milhares de anos atrás (se eu não me engano algo em torno de 2.300 anos antes de Cristo).
 
Existem teorias que afirmam que o lugar era um centro de cura, outros que era um local sagrado para homenagear deuses, ou mesmo um cemitério. Eu tenho para mim que é muito mais que isso. Como o pessoal daquela época transportariam pedras que pesam mais que 20 toneladas por uma distância tão grande? Sei lá...
 
Voltando para o local, é impressionante! Lá aprendi que não são apenas as pedras, tem outros vestígios de outros pilares que deveriam existir próximo, montes distribuídos pelo local com restos mortais, ou mesmo “marcações” no terreno (não sei qual seria a melhor forma de descrever) que do alto leva a crer que são outros círculos e mostra o caminho de uma “entrada principal”. Enfim, recomendo muito a visita (vá agasalhado)!
 
A segunda etapa do dia foi a cidade de Bath. Confesso que até iniciar as pesquisas desta viagem eu nunca tinha ouvido falar dela, então minha expectativa estava bem baixa.
A cidade possui 3 fontes de águas termais, mas não é só isso. A principal atração da cidade São os Banhos Romanos. Isso mesmo, lá atrás os romanos descobriram essas fontes terminais e construíram todo um complexo em torno da principal fonte. Esse “complexo”, datado de 43 d.C., era imenso e tinha um Templo de adoração à Minerva, áreas de cura e de banho, e pátios que interligavam os locais. O que deixa essa “atração” ainda mais fantástica é que eles construíram o museu utilizando a estrutura original, tentando reconstruir as estruturas com base no que foi encontrado... É fantástico! Como se não bastasse, a cidade é uma graça! Linda mesmo! Um lugar que valeria a pena passar uma noite!
 
De noite foi dia de arrumar as malas, pois amanhã iremos para a segunda etapa da viagem!
Clara, escrevendo sobre o dia 16 de outubro de 2015.

4 comentários:

  1. Eu vi uma notícia um dia desses que encontraram um outro Stonehenge que era maior inclusive.
    Não dava pra tomar banho lá em Bath não ou o clima que não deixou? heheheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá eles falaram que encontraram uns buracos mais afastados e profundos, que indicavam ser de peças ainda maiores, será que é a mesma coisa?
      Em Bath tinha um SPA que oferecia banho nas piscinas termais, mas não no "complexo romano". Se tivéssemos tempo, teríamos ido com certeza!!

      Excluir