segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Início da segunda etapa - Islândia

Acordamos cedo pois o voo para a Islândia saía do aeroporto de Gatwick às 12:30h. Pegamos o mesmo Expresso da vinda, que chega no aeroporto em mais ou menos 25minutos.
Antes de continuar, tem uma dica muito importante. Em todos os blogs e sites que pesquisei, falavam que era melhor comprar a moeda Islandesa no aeroporto de Londres – ou outro país de onde você esteja saindo do continente em direção à ilha. NÃO FAÇA ISSO! Antes de irmos para o aeroporto, vimos no Banco central (Brasil) qual era a cotação do Krona (Coroa Islandesa): 1 Euro = (+/-) 140 Krona. Quando fomos para o aeroporto de Londres, 1 Libra (que vale mais que o Euro) estava 144,70 Krona! Resolvemos arriscar comprar no aeroporto da Islândia, e foi ótimo! 1 Euro = 137,10 Krona; 1 Libra = 186,54 Krona! Com isso, pela nossa experiência, sugiro comprar uma moeda forte (Euro ou Libra) e fazer o câmbio no próprio aeroporto da Islândia!
 

O voo foi tranquilo. Apesar do avião pequeno, era confortável. Chegando na terra do gelo e do fogo, duas imagens marcaram: como estava nublado (e permaneceu assim o dia inteiro) e como praticamente não existem árvores no país!
Pegamos o carro alugado e seguimos para os dois pontos turísticos que visitamos antes de ir para a capital. Aqui, gostaria de fazer uma recomendação: se você não tiver a intenção de ficar apenas na capital, depois de toda a pesquisa que fiz posso afirmar que recomendo alugar um carro, principalmente se você for em uma época em que ainda não esteja nevando, e as estradas estejam “limpas”. Tudo que eu li comenta que os passeios e/ou taxis acabam deixando a viagem mais cara. Porém, se o objetivo é permanecer em uma única cidade (o que eu acho um desperdício), então não precisa alugar o carro.
Não sei se todos sabem, mas a ilha fica em cima de duas placas tectônicas: a da euroasia, e a da américa. Esse é, inclusive, um dos motivos pelo qual a Islândia possui tantos vulcões e terremotos. Sabendo disso, nossa primeira visita foi à Ponte dos dois continentes (ou Bridge America – Europa). Apesar de ter apenas 15 metros, a ponte para pedestres é a única oportunidade para passar da Europa para a América caminhando, sobre a maior fissura entre as placas tectônicas que ligam os dois continentes. O curioso é que fica bem visível as duas placas, separadas por um pequeno vale. Agora, verdade seja dita: o vento e o frio estavam tão fortes que nós aproveitamos, mas não tanto... teve uma hora que o vento só fez jogar “areia preta” (antigas lavas, diga-se de passagem) em nossos rostos... Mas foi divertido!
A segunda parada foi na região geotermal de Gunnuhver. De longe já víamos uma fumaça saindo “da terra”. Chegando lá, parecia mais uma aula de geografia: do chão brotavam água e vapor, além do cheiro forte de enxofre. Por todo o caminho tinham diversos avisos sobre a alta temperatura da região, que não deveríamos chegar muito próximo ou mesmo pisar no local. Bem interessante!
De lá, fomos para a capital. Já chegamos tarde, então não foi possível pegar as lojas abertas. Então só jantamos em um bar próximo.
Perspectiva ruim: pelo que conversamos com algumas pessoas, e previsão do tempo, não teremos chances de ver a aurora boreal... O tempo está muito fechado, e sem expectativa de melhora... Até disseram que na semana passada teve, mas que para esta semana estaria difícil... Vamos ver!
Clara, escrevendo sobre o dia 17 de outubro de 2015

4 comentários:

  1. Boa sorte em ver a aurora, espero que vc consiga.
    Alessandra está doida para visitar a Islândia, mas ela quer fazer umas coisas de "aventura" tipo mergulhar, então ainda vamos precisar juntar um dinheiro pra ir. Vou mostrar pra ela o seu blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu quiz focar em conhecer toda a ilha (estamos literalmente dando a volta), por causa do tempo tive q abrir mão de conhecer alguns lugares e fazer alguns passeios mais "aventura"/"diferentes", como mergulhar ou visitar a parte interna de um vulcão.. Depois te envio meu roteiro final e o material q juntei para pesquisa!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Também ficamos muito arrasados, mas a Islândia fez o "favor" de nós compensar!!

      Excluir