quinta-feira, 4 de julho de 2019

Cairns Rainforest

Depois de explorar o mar e a cidade de Cairns, chegou a hora de conhecer a outra parte turística da região: as florestas tropicais!

Infelizmente o dia não ajudou muito, estava bastante nublado e até choveu em alguns momentos. Mas, por outro lado, tinha um pessoal divertido no passeio. Mexicanos, canadenses, australianos, suíços e eu!! Acabei ficando o passeio inteiro com os suíços, bem bacanas! O grupo de canadenses também era interessante: 3 mães com os respectivos filhos de +/- 18 anos. Eles passaram 3 dias em alto mar para tirar o certificado de mergulho na Grande Barreira!

O guia também era um caso à parte. Só para vocês terem uma ideia, na ida ele se perdeu (passando 2 vezes pelo mesmo lugar), mas fazendo a maior zoação com isso! Uma coisa curiosa, os guias de todos os tours que fiz eram super palhaços e bem humorados, tirando sarro de todo mundo e colocando sempre uma trilha sonora que mistura músicas pop "normais" com músicas que tenham à ver com o quê estamos vendo / passando no momento (exemplo "Highway to Hell" quando começamos uma rodovia cheia de curvas). Outra coisa interessante que percebi, não só nos tours mas em qualquer situação de trabalho na Austrália (lanchonete, restaurantes, até no cruzeiro do mergulho): todo mundo faz tudo, não tem diferença de status de atividade. Por exemplo, no cruzeiro, o cara que fez o check in conferindo nomes e pegando os pagamentos extras foi o mesmo que serviu um dos lanches, que ajudou na limpeza e que foi o instrutor no meu mergulho! E, como eu disse, isso em relação a tudo...

Voltando para o tour, apesar do tempo ruim, foi divertido. Fiquei imaginando como deve ser com sol... Pra mim valeu a pena! Ele durou o dia inteiro, me pegou e me deixou no Hostel, teve almoço e lanches da manhã e da tarde inclusos! O nome desse tour que eu fiz é "Waterfall Wanderers", organizada pela Cairns Adventure Group. Assim como fiz nos outros passeios, vou pontuar cada local visitado e descrever algo, caso seja interessante.

- Babinda Boulders
Piscina natural formada por três córregos entre um grupo de rochas perto da cidade de Babinda.
Fizemos uma caminhada margeando um desses córregos, com lindas (e pequenas) quedas d'águas. Bem bonito! Algumas pessoas tomaram banho, mas ninguém ficou muito tempo na água (estava frio)...

- Josephine Falls
Uma queda d'água que fica em Wooroonooran National Park (esse nome mesmo). O diferencial é que ela possui umas pedras escorregadias que servem como tobogã natual! Pareceu ser super seguro! O pessoal que arriscou enfrentar o frio e o chuvisco se divertiu bastante!

- Millaa Millaa Falls
Agora uma cachoeira mais alta, bem bonita. Embaixo formava uma lagoa própria para banho. Segundo o guia, seria o local de banho mais frio que passaríamos, então absolutamente ninguém estou na água...

- Malanda Pub
Pub localizado na cidade Malanda, onde nós almoçamos. O legal desse lugar foi a frase que estava atrás do caixa "Would you like to speak to the man in charge OR The woman who knows what is going on?". Detalhe, só vi mulheres trabalhando no local...

- Não lembro o nome
Estávamos em uma região onde possui 7 vulcões antigos e inativos. Paramos em um deles, cujo nome não consegui entender. Estava frio, muito frio, nem os suíços ficaram muito tempo fora do ônibus. Dá para ver a circunferência perfeita do lugar e no meio o dono das terras fez um pasto.

- Curtain Fig Tree
A melhor forma de explicar como essa árvore foi formada é mostrando a figura abaixo. De qualquer forma, ela é conhecida como "árvore avatar", tem uns 500 anos e foi formada pela junção, ou sei lá o que, de 3 árvores... Muito doido, mas lindo!

- Platypus Viewing
Demorei pra entender o que era Platypus, até ver o desenho em uma das placas. Eu nem sabia que ainda existía ornitorrinco, eu jurava que ele estava em extinção. Engraçado é que, para vê-los, vamos em um pequeno riacho, ao lado de uma propriedade privada, onde as pessoas sabem que tem alguns. Depois de um tempo apareceu um, pequenininho.. Muito fofinho!

- Lake Eacham
Última parada do dia, também da região dos vulcões. A cratera vulcânica e respectivo lago foram criados há milhares de anos atrás, com duas explosões massivas de água escaldante. É possível tomar banho no lago (segundo o guia, é o lugar menos frio de todo o passeio), mas tem uma placa muito importante espalhada no local: "Stay clear of the crocodile (...) take care if swimming". Em tradução livre para o bom e velho português, "fique longe do crocodilo (...) cuidado ao nadar". Só ficamos curiosos para saber se é apenas um crocodilo na região ou se tem vários. Detalhe importantíssimo: VÁRIAS pessoas tomando banho no lago normalmente...

De noite fui tomar um vinho com a suíça (Leonora) no bar do Hostel, que estava lotado (como sempre). Foi nossa despedida pois amanhã tanto ela quanto eu seguiremos para um novo destino!

Clara, escrevendo sobre o dia 4 de julho de 2019, quinta-feira.