segunda-feira, 1 de julho de 2019

Segunda caminhada em Sydney

Hoje o dia amanheceu meio nublado, mais frio, fiquei até com receio de estragar a programação de hoje. Mas, graças a Santa Clara e São Pedro, o céu abriu na hora certa e o sol veio com tudo para amenizar o frio!

A programação do dia foi de mais uma caminhada. Mas desta vez algo mais próximo a trilha, tanto pelas passagens quanto pela dificuldade. Trata-se da Spit to Manly walk. Antes de iniciarmos a trilha, nos encontramos com Ive, amiga de Rê, e Felipe, amigo de Ive. Eles inclusive que tiveram a ideia, e eu achei o máximo! Nós nos encontramos na chegada dos ferrys de Manly e seguimos em direção de Spit.

A trilha possui 8km, 10km se seguirem até a ponte de Spit. É possível fazer qualquer uma das direções. Particularmente, acho que teria sido melhor seguir de Spit para Manly pois assim, no final da caminhada (quando você está acabada, cansada) já está em um lugar com diversas opções de restaurantes, estrutura de banheiros, etc. Sem contar que, se você for voltar a Sydney, já estará no cais para pegar o ferry em direção a Circular Quay.

Para fazer a trilha, aqui vão algumas dicas básicas, porém importantes:
- Vá com sapatos confortáveis. São diversas subidas e descidas, locais que ficam molhados, lama, areia, pedra... Em alguns trechos há estrutura de deck, caminho de grade ou estrutura de madeira, em outros não. Sendo assim, não vá com um "sapatinho básico".
- Leve água, lanche e vá ao banheiro antes de iniciar a caminhada. Durante o percurso você passará por bebedouros e banheiros, mas não são constantes. Praticamente não vi cafés ou restaurantes, mas tem vários lugares para fazer piquenique.
- Cruzamos com diversas familias e crianças fazendo a trilha. Então não é difícil, mas eu diria que é moderada, pois é longa e tem diversas subidas íngremes.
- Definitivamente use roupa de ginástica. Se for no verão, vá com biquíni / sunga por baixo, pois tem diversas praias lindas no caminho e próprias para banho! No inverno, período atual, casaco leve (para não atrapalhar o percurso), mas definitivamente tenha um casaco em mãos por causa do vento (que apareceu de vez em quando) e das sombras.
- A trilha possui diversos acessos (ou saídas) ao longo do caminho. Então, se realmente cansar e quiser parar no meio, ou quiser fazer apenas parte do percurso, é possível.

Como falei, nós começamos a trilha por Manly,uma das praias mais famosas de Sydney. Lá perto do cais você tem diversas ruas comerciais, como se fosse o centro do bairro / local, com lojinhas, farmácias, restaurantes, praça e brinquedos para as crianças, além de uma praia tranquila e ótima para quem quer descansar (especialmente após a caminhada). Também tem o Manly Wharf, onde há uma piscina de água salgada e uma boa infraestrutura de banheiros. Na região também encontram-se o aquário Manly Sea Life Sanctuary e a galeria de arte contemporânea Manly Art Gallery, que mostra a história da praia. Não fui pra nenhum dos dois...

Logo no início da trilha você já percebe que haverá diversas vistas e lugares fascinantes! Depois de pararmos umas 6 vezes, percebemos que tínhamos andado muito pouco e já tinham passado uns 40 minutos. Ou seja, fiquem atentos ao tempo para não se perderem nas vistas lindas, pois o passeio é longo. Uma coisa excelente é que o caminho é todo sinalizado, às vezes mostra, inclusive, qual distância ainda tem a percorrer, seja em direção à Spit ou Manly. Também tem uma sinalização para um caminho alternativo em caso de maré alta, pois aí não será possível andar pela praia ou pedras (como fizemos em alguns trechos).

Falando da minha experiência, a trilha é linda, o caminho super agradável com vistas e parques maravilhosos! Para mim valeu muito à pena ir, mas se você tem pouco tempo em Sydney, priorize outras coisas. No total, nós levamos umas 4 horas para concluir a trilha. Quando chegamos em Spit, pegamos um ônibus de volta para Manly, almoçamos no Fishbowl, passeamos pelo centro e voltamos para Sydney.

De noite encontrei com Fabi. Jantamos no restaurante Casa Ristorante Italiano, que fica na região de Barangaroo (até então não tinha ido nessa região, mas fica ao lado de Darling Harbour). Depois voltei pro hotel para arrumar minha mala.

PS: um fato curioso que eu tinha esquecido de comentar, os "nativos" de Manly costumam andar descalços na rua. Não é a maioria, mas você vê, sim, algumas pessoas andando no asfalto, entrando nos bares ou restaurantes... A amiga de Rê comentou que isso era comum.
Clara, escrevendo sobre o dia 1 de julho de 2019, segunda-feira.

2 comentários: