sábado, 6 de julho de 2019

Última etapa: Brisbane

Dia de nova cidade, novo lugar para explorar! Logo cedo peguei o avião para ir para meu quarto e último destino desta viagem: Brisbane.

Vou aproveitar aqui para fazer comentários de alguns fatos curiosos que eu ainda não tinha feito antes. Primeiro, as pessoas das companhias aéreas não pedem documento para conferir se aquela passagem é sua. Basta você dizer seu nome, mostrar o bilhete (ou celular) e pronto. Isso tanto no balcão do check-in quanto para entrar no avião! Segundo, acho que já comentei como tem TANTO asiático aqui, né? Eu acredito que a grande maioria seja de chineses, mas não posso afirmar com certeza. E isso é tanto em relação a moradores, quanto a turistas (nos passeios, hotéis, albergues...). O mais curioso é que são tantos, que várias placas estão escritas em inglês e nesse outro idioma asiático (irei supor a partir daqui que seja chinês). Atenção, não estou falando só de placas de propaganda, lojas, etc, mas também as placas dos aeroportos de Cairns e Brisbane! E no voo para Brisbane, eles fizeram os comunicados nos 2 idiomas... Doideira!

OK, cheguei no albergue Breeze Lodge e ele é bem organizado e bacana. O quarto não é tão espaçoso quanto eles falam, e estava lotado (as 6 camas ocupadas), mas tudo limpo e arrumado. Deixei minhas coisas e fui começar a explorar a cidade (já eram 14h, estava morrendo de fome). Como vocês sabem, não sou de pesquisar lugar pra comer, então parei no primeiro que apareceu no caminho com bom cheiro, Bar Spritz. Duas coisas me chamaram a atenção nele: a vista para o Rio Brisbane e o fato de ter prato infantil! Comi lá e fui explorar a cidade.

Andei pela margem do rio até a estação do ferry Thornton. Aqui acabei não estudando muito como funciona o transporte, mas sei que tem o ferry City Hopper, vermelho, que é gratuito e para em locais chaves. Nessa caminhada, passei pelo Kangaroo Point Cliffs, Riverlife e cheguei na estação. Depois de uns 20min o ferry chegou e eu segui para a estação Maritime Museum.

Desci nessa estação para explorar o Southbank Parklands. Tentando descrever mais ou menos, é uma região que fica na beira do rio e que tem de tudo um pouco: diversos bares e restaurantes, jardins, parques infantis, museu, biblioteca, roda gigante e a famosa praia artificial. Sim, outra praia artificial! Essa é ainda maior do que a de Cairns. Nessa área é também onde fica o "letreiro" de Brisbane com a vista para o Skyline de fundo, mas eu não consegui vê-lo. Exatamente no local estava acontecendo um festival da França, com música e comidas típicas, e tinha que pagar para entrar. Quando escureceu, as pontes e as rodas gigantes ficaram todas iluminadas com as cores da França, bem bacana. Além desse festival, também estava tendo uma feira de artesanato, The Collective Markets, que acontece de sexta a domingo, bem bonitinha.

Depois sentei em um dos barzinhos que estava tocando música ao vivo, fiquei um pouco, mas meu cansaço falou mais alto e voltei para o Hostel.

Algo bem legal que me chamou a atenção aqui e não percebi em nenhuma das outras cidades da Austrália foi a ciclovia! Isso mesmo, aqui tem muita ciclovia, por todas os lugares que passei, tendo até placas próprias para os ciclistas, bem sinalizada, e muita gente andando de bicicleta, adorei!!

Clara, escrevendo sobre o dia 5 de julho de 2019, sexta-feira.

3 comentários:

  1. Em Brisbane já estive mais vezes pois os eventos são numa área de conveçoes chamada Ivory Rock Convention Centre a 30 minutos daí, numa cidadezinha chamada Ipswich.
    Basicamente conheço a caminhada à beira do rio onde tem os restaurantes e almocei no George Grove, comida grega. Gostei.

    Vc pode perguntar a alguém qual é o idioma escrito nas placas. Tb Fiquei curioso.

    Tem tb a Praia Gold Coast, dos surfistas, mais fica um pouco distante.

    Legal a sua coragem e desprendimento para conhecer o planeta, os diferentes modos e estilos de vida.

    Parabéns por hoje, este ano o 7/07 vai ser muitas horas longo, em sua homenagem.

    ResponderExcluir
  2. "prato infantil!" pra fechar com chave de ouro a viagem.

    ResponderExcluir