quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Aulas especiais + último dia na 1a escola

Depois de uma noite absurdamente chuvosa, cheia de relâmpagos e trovoadas, o dia amanheceu com sol. Mais uma vez fomos presenteados com a vista para parte dos Himalaias! Hoje foi nosso último dia na Marigold School, e tínhamos várias coisas programadas para fazer!

Não conseguimos fazer a dinâmica de grupo, e já começamos a preparar internamente as aulas que seriam dadas no dia. Antes da aula, alguns voluntários foram ajudar a tirar fotos de algumas das crianças para as quais será feita uma campanha de apadrinhamento (nem vou explicar aqui porque já conseguimos padrinhos e madrinhas para todas as crianças). E para fazer elas sorrirem / fazer pose para as fotos? Tivemos que ser criativos... KKKK

Depois, seguimos para a primeira aula na qual falamos sobre higiene pessoal. Nos dividimos em 2 grupos para falarmos em 3 salas (um grupo com a turma dos menores, na qual eu fui, e o outro com 2 turmas do Jardim de Infância). Gente.... Foi difícil dar a aula como planejado, não só porque as crianças não paravam quietas, como também porque precisávamos da professora traduzindo o tempo inteiro. Aí usamos a estratégia de ir 90% na mímica. Distribuímos as escovas de dentes e mostramos como fazer. Depois passamos um vídeo e ficamos dançando junto com o vídeo para mostrar o que a música estava ensinando. Aí voltamos para a mímica para recapitular as informações. Nos espalhamos, para falarmos em pequenos grupos de alunos, aí foi de arrebatar o coração... A sala é uma fofura só, sentamos para brincar com as crianças mostrando como escovar os dentes... Não sei como aguentei! Sim, dava para perceber que várias já tinham problemas com a falta de higiene bucal, outras que ficaram meio que olhando para a escova de dentes e se perguntando para quê serviam... Mas prefiro destacar o quanto foi bom e prazeroso fazer essa atividade com eles! No resto do dia, algumas dessas crianças vinham me procurar pra mostrar a escova de dentes ou mostrar como se fazia para escovar os dentes, coisas mais lindas!!

Depois do almoço tentamos fazer uma atividade com as crianças no "pátio" da escola para que Bruno, um dos voluntários, pudesse fazer algumas filmagens com drone. Rapaz, outra diversão! Estava um calor absurdo, duas meninas grudaram nas minhas mãos e íamos de cordinha de um lado para o outro, aí tivemos que mudar a atividade pois a ideia inicial não deu certo, mais distração com as crianças até resolver dudo... Teve uma hora que tropecei com as meninas, caí bem em cima do meu cox (que continua doendo), fui no céu e voltei de dor... Enfim, no final foram feitas algumas filmagens e depois Bruno vai editar...

Logo depois fizemos uma aula sobre educação sexual, voltada mais para reconhecimento do corpo e menstruação. Apesar dessa aula ser para meninas de 11 e 12 anos, aqui o conhecimento sobre esse assunto é bem delicado. Durante a conversa, por exemplo, várias meninas não sabiam nem o que era menstruação. Enfim, separamos o grupo de meninas do de meninos, e começamos a conversa. Tinham duas meninas super para frente e inteligentes na turma, eu já tinha interafido com elas: Sandea e Dipuna (escrevi como se fala). As outras super quietas, ficavam morrendo de vergonha para interagir. Quando falamos sobre partes privadas, sobre ninguém poder tocar nessas partes, aconteceu algo delicado... Elas começaram a falar entre si em nepalês. A falar muito mesmo... Aí perguntei se tinha algo que elas gostariam de compartilhar conosco, se poderíamos ajudar de alguma forma... Elas não quiseram compartilhar, aí incluímos na aula uma etapa em que elas poderiam escrever de forma anônima, em inglês ou nepalês, qualquer pergunta que iríamos escrever a resposta e entregar no dia seguinte. Como não estaremos aqui "no dia seguinte", compartilhamos depois com Alina, a alemã que está aqui há um tempo, e ela dará continuidade a esse trabalho. Enfim, no final aconteceram duas coisas lindas. Primeiro, a Karibu tem o costume de terminar essa aula com todas gritando "We are women, we are strong, we are important" 3 vezes. Aí depois elas repetiram, porém em nepalês. Ao terminarmos, elas nos perguntaram se poderiam dançar para a gente.... Coração não aguentou de novo. No início gravei um pouquinho, mas depois só curti. Aí começamos a tentar aprender, aí teve uma hora que Sandea me puxou pra dançar com ela... Foi lindo, e forte. No final estávamos todas do grupo de projeto emocionadas, chorando...

Quando as crianças foram embora (detalhe, a aula tinha acabado, mas todas as meninas ficaram conosco até terminamos a conversa e elas terminarem a dança), fomos concluir as pinturas da faixada do prédio. Aí começou a chover... Aí foi uma farra, banho de chuva, com direito a dancinha e tudo!!

De noite o Joel, marido de Joana (co-fundadora da Karibu) fez uma massa ao molho vermelho para a gente maravilhosa! Eu levei Bis para ser a sobremesa, e foi uma excelente forma de nos despedir da escola!

Momento abrir o coração... Essa experiência tem vindo com diversos desafios. Tenho saido completamente da minha zona de conforto desde quando entrei na Van pra vim para a escola. Tem a situação com meu cox, o banheiro delicado dividido com todos, o banho de água fria TODO os dias (tenho lavado meu cabelo dia sim, dia não), o lugar onde dormimos... Posso dizer? Depois de um dia como hoje, a troca que tivemos hoje tanto com os pequenos quando com as maiores, faz tudo isso valer e ainda sobra! É uma energia diferente! Ver nos olhos das crianças e das meninas a curiosidade, tentativa de assimilar o que está sendo dito, o interesse em aprender e a gratidão depois sendo demonstrada com um abraço ou um sorriso envergonhado, faz com que eu esqueça todo o resto!

Rumo à segunda escola!

Clara, escrevendo sobre o dia 21 de setembro de 2022, quarta-feira.

4 comentários:

  1. Mais ou menos sabia que vc ia experimentar isso que vc relata, coisas que não tem preço, amor, está é a palavra, um amor diferente, que tb acaricia o coração e abre outras portas... S.

    ResponderExcluir
  2. A expectativa era essa, a realidade foi bem maior...

    ResponderExcluir
  3. Errinho: "alguns voluntários foi ajudar"
    Sua foto mostrando como escovar os dentes está ótima!
    E a aula de educação sexual é fundamental, fiquei curioso pra saber o que as meninas estavam falando pois infelizmente só consigo imaginar o pior. :(
    Esse tipo de coisa que querem impedir de fazer aqui no Brasil ao não querer que tenha educação sexual nas escolas, o que só ajuda a aumentar os casos de abusos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O clima ficou tenso... E nossa esperança é exatamente essa: o fato de termos colocado uma sementinha, quem sabe elas começam a falar entre si faça com que ela comecem a questionar e a buscar informação.... Extremamente importante falar sobre o assunto!

      Excluir