quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Geleira e praia preta


Total de quilômetros rodados no dia, de acordo com o Google Maps: 297km!

Antes de sair, fizemos o que recomendei no post anterior: conversamos com o recepcionista do hotel para ver o que ele recomenda, condições da estrada, etc. Sobre a estrada, nada diferente. Mas foi bacana porque ficamos ouvindo histórias sobre Aurora Boreal. Ele até nos deu um cartão postal com uma foto que ele tirou, da aurora com uma pequena erupção vulcânica. Além disso, ele repetiu diversas vezes que a “olho nu” não se tem o mesmo visual de uma fotografia, pois a máquina consegue pegar luminosidade que os nossos olhos não conseguem.

Enfim, nossa primeira parada foi no lago Jökulsárlón. É o maior lago glacial da Islândia, criado há alguns milhares de anos atrás, quando a geleira “migrou” para perto demais do mar, e sua “língua” começou a derreter. Lá nós pegamos um barco para passearmos pelo lago. Além de ser um passeio diferente, o guia ainda compartilha informações interessantes como os filmes que utilizaram aquele local para filmagens ou o motivo de termos icebergs de 3 cores distintas (preto, branco e azul).

A segunda parada do dia foi no parque Nacional de Vatnajökull. O parque possui 4 entradas, fomos para a que fica em Skaftafell, pois é a recomendada para ir até a cachoeira Svartifoss. Vatnatjokull é o maior glacial da Europa e o 3º do mundo, tendo uma calota de gelo com cerca de 8100 quilómetros quadrados e que atinge cerca de 1 quilómetro de espessura. Escolhemos fazer a 2ª menor trilha, para vermos a cachoeira e andarmos um pouco pelo parque. No total foram 2 horas de caminhadas, mas valeu bastante a pena! Além do visual, a cachoeira é bem bonita, com suas rochas em forma de pelares (ou algo do tipo).

O terceiro local que visitamos só paramos porque é algo que fica literalmente no caminho, há 200 metros da estrada 1. Trata-se de Kirkjugólf: trata-se de uma formação natural basáltica que possui formato hexagonal das pedras e por isso é conhecida como “solo de igreja”. É interessante, mas apenas isso.

Por último, fomos para Reynisfjara, praia de areias negras (“farelo” de lava vulcânica) da cidade de Vík. Ela é considerada a número 1 da lista das top 10 praias de areia negra do mundo, e eu particularmente acredito que isso seja por conta do conjunto de colunas basálticas e as formações rochosas no mar e na praia. Se eu não me engano, inclusive ela foi cenário para cenas tanto em Game of Thrones quanto o seriado Sense 8!

Dormimos em Vík, uma cidade de 291 habitantes (dados de 2011). A cidade não tem o que fazer, mas jantamos em uma casinha bem fofa!

PS: ainda sem perspectiva de ver Aurora Boreal...

Clara, escrevendo sobre o dia 22 de outubro de 2015. 
 
 

5 comentários:

  1. Pelo visto vcs infelizmente vão embora sem ver a aurora borel, mas viram coisas tão ou mais bonitas quanto. Já valeu a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vimos... Confesso que fiquei bem triste mas, como vc escreveu, conheci outras coisas...

      Excluir
  2. Amei o visual do país, dando mais vontade ainda de conhecer :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. País lindíssimo, recomendo conhecer! Assim como recomendo ir com dinheiro (tudo é muito caro) e com mais tempo, tivemos que deixar de fazer várias coisas...

      Excluir
    2. País lindíssimo, recomendo conhecer! Assim como recomendo ir com dinheiro (tudo é muito caro) e com mais tempo, tivemos que deixar de fazer várias coisas...

      Excluir