terça-feira, 20 de outubro de 2015

Neve e susto

Hoje foi mais um dia puxado. Não apenas na quilometragem percorrida (358km), como também na quantidade de “atrações” que planejamos visitar!
Akurary (cidade onde passamos a noite) é bem próximo ao lago Lago Mývatn, região que concentra diversos lugares interessantes para serem visitados. Olha que não fomos para todos, tivemos que selecionar os que achávamos mais interessantes – e que não tomasse muito tempo. Para quem gosta, muitas das cenas “beyond the wall” de Game Of Thrones foram gravadas aqui!
Começamos com as pseudo crateras (Skútustaðir): grandes buracos como se fossem pequenos vulcões, formadas a partir de bolhas de vapor causado pela lava que rebentaram ao terem contato com água. As pseudo crateras desta região são as maiores da Islândia. É uma paisagem diferente e muito bonita, especialmente por causa do lago.
Depois passamos pelo campo de lava Dimmuborgir: área composta por várias cavernas vulcânicas e formações rochosas bem interessantes. Seria como se fosse um conjunto de castelos e torres negras criadas pela lava de um vulcão há 2000 anos. No local tem diversas trilhas para serem exploradas, todas muito bem sinalizadas. Fizemos a segunda menor e passamos por formações bem bacanas, e até uma caverna (pequena)!
A terceira parada foi na Cratera vulcânica Hverfjall. Ela foi “criada” há 2700 anos por uma erupção cataclísmica. Possui uma forma perfeitamente cónica e simetricamente circular e domina completamente a paisagem de Myvatn. Nós subimos os 463 m de altura e, apesar de muito cansativo, vale bastante a pena! Não só para ver o “buraco” dentro todo coberto de areia preta, como também apreciar a vista da região!
No caminho para ir para a próxima atração, passamos por um lago azul que estava saindo fumaça bem do lado da estrada. Quando vimos, tinha uma placa informando um local (Jardbödin) que tinha a piscina natural, além de café e banheiros. Como eu estava com fome, fomos lá para dar uma olhada. Resultado?!?! Mesmo com a temperatura de 2ºC, nós entramos na “piscina”. Que fique bem claro, na verdade é uma área natural, com água saindo da região geotérmica, tanto que o cheiro de enxofre era muito forte! Ainda assim, é algo característico do país: poder tomar banhos nesses locais ao ar livre, com o frio da cabeça para cima! A temperatura da água estava em torno de 30º ou 35ºC, uma delícia! Agora, e a coragem pra sair de lá? Ainda bem que meu marido lindo saiu antes de mim, pegou as toalhas e foi me “buscar”!
Quando estávamos saindo do local, começou a nevar!! Lindo demais! Pena que já tínhamos saído da piscina! Foi bonito acompanhar como o visual da viagem foi alterando. Mudando até demais, como vocês lerão mais adiante...
Fomos então para a cratera Viti: ela está cheia de água que reflete a cor azul do céu. Muito bonita vista lá de cima e a vista da parte interna da cratera. Mas não deu para curtir muito porque começou a nevar bastante. Como essa parte ficava no topo da montanha, vimos rápido e não fomos para o parque/região Leirhnjúkur (área geotérmica resultado da erupção do vulcão Krafla, em 1984). Nós queríamos muito ir, era uma das atrações que mais esperávamos do dia, porém o respeito à natureza falou mais alto, e voltamos para a estrada principal (Ring Road, “1”).
Quando a neve aliviou um pouco, nós estávamos perto de uma das estradas para visitar as cachoeiras Dettifoss e Selfoss. A primeira é a queda d’água de maior vazão da Europa (aproximadamente 200 metros cúbicos por segundo), enquanto a segunda fica um pouco mais afastada, é menos poderosa, mas é mais bonita (eu achei). Para chegar até elas, você pode pegar ou a estrada 862 (mais curta, que fica antes da ponte que fica na estrada 1) ou a 864 (mais longa, após a ponte). Foi a melhor escolha que fizemos: pela 862 nós temos uma visão de frente da Dettifoss. Recomendo!
Depois de caminharmos um pouco por lá (com neve fraca sobre nós), era hora de pegarmos estrada (140km) para o hotel onde passaremos a noite. Logo no início o sono pegou Dan (ele estava dirigindo desde o início do dia) e pediu para eu dirigir um tempo. Rapaz... uns 10 minutos depois dele dormir começou a nevar forte... até aí tudo bem, diminui a velocidade e continuei o percurso. Porém a nevasca foi piorando cada vez mais. Teve um primeiro momento que o alarme do celular de Dan tocou, ele acordo e tomou um susto: estava tudo branco, mas ainda dava para ver a marcação da pista. Sim, comentário interessante: TODAS as estradas asfaltadas que pegamos até agora possuem nas duas margens umas estacas de madeiras pintadas de amarelas com um adesivo luminoso na ponta, porém praticamente não tem acostamento. Enfim, eram essas marcações que davam para ver, com um pouco do asfalto (onde outros carros já tinham passado e estava sem neve). Então parou um pouco de nevar, ele voltou a dormir, e eu fiquei atenta para ver se aparecia algum posto ou café de beira de estrada para pararmos. Porém, essa região é bem deserta, com saídas para outras cidades que também eram afastadas, então resolvi manter na estrada principal (a tal Ring Road / estrada 1). Depois de um tempo, eu acordei Dan: não dava para ver mais nada, só as marcações de, no máximo, 30 metros pra frente, o resto estava tudo branco, inclusive a estrada estava toda coberta de neve! Diminui a velocidade para uns 40km/h e segue o caminho. Nada está tão ruim que não possa piorar, né? Então, a neve começou a diminuir, porém veio neblina + chuva, o que piorou o meu campo de visão! Diminui ainda mais a velocidade, para 20km/h, e segui viagem. Depois de um tempo começamos a descer, e começou a melhorar, até que ficou tudo bem outra vez. Pelas minhas contas, foram uns 50km nesse sufoco...
Dicas muito importantes para quem pretende vir para a Islândia, baseado nas experiências do dia:
1) Caso você não vá fazer camping ou não pretende alugar um trailer, alugue pelo menos um 4X4. Mesmo que não tenha intenção de andar nas estradas de barro batido ou cascalho.
2) Tenha o aplicativo 112 Iceland. 112 é tipo o 991 dos EUA, é o contato para emergências daqui. Aconselham que, antes de vir para cá, você compartilhe com eles o roteiro da viagem (não fiz isso e, depois dessa nevasca, me arrependi). Além disso, eles têm um aplicativo no qual você se cadastra, coloca um contato para casos de emergência, e basicamente possui apenas 2 botões:
- Check in, que você deve fazer ao longo do seu percurso para eles terem seu histórico mapeado e facilitar na localização, caso necessário (durante todo o sufoco eu pedia para Dan fazer check in).
- Emergency: em caso de emergência, ao clicar aqui, seu celular enviará a localização exata de onde você está para que eles possam te encontrar com maior brevidade.
3) Aconselho vir para a Islândia com uma bota mais resistente. Mesmo se você não for fazer as trilhas mais fortes, tem situações que o tênis normal não te deixará tão seguro.
4) Tenha sempre uma garrafa de água e umas comidinhas contigo. A água da Islândia é uma das mais puras, então você poderá enche-la em qualquer lugar. Nós sempre saímos do hotel com ela cheia! E como você pode passar grandes trechos sem ver um café ou restaurante, é bom ter água e lanche sempre à mão!
PS: não, nem pensamos em tirar fotos durante a nevasca... Ficaremos devendo essa.
Clara, escrevendo sobre o dia 20 de outubro de 2015.

6 comentários:

  1. Achando o MÁXIMO essa narrativa. Aproveita por mim.Meu sonho conhecer a vikinglândia. Teve gente que até se empolgou. Um dia eu piso aí. Fiquem com Deus. BJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, Johnny se empolgou? Podemos marcar depois de sairmos nós quatro só para conversarmos sobre a Islândia! Vou amar!

      Excluir
  2. Muito boa essa dica do aplicativo.
    Poxa, esse trecho aí a 20 km/h deve ter sido meio "tenso" mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito tenso! O aplicativo é ótimo, e depois entrei no site deles é realmente tem como vc mandar seu roteiro eles ficam monitoras. Eles levam muito a sério aqui a questão da segurança. Ontem mesmo fomos para a Vila Viking, desistimos, e qnd voltamos não só tinha um carro capotado do lado da estrada, como já tinha uma viatura do 112! Me arrependi de não ter enviado o roteiro para eles!

      Excluir
  3. Que aventura!!! Adoro!!! (Mesmo com todo sufoco :D)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora posso afirmar que foi uma aventura, mas na hora... Sério, não quero passar por isso novamente... Mas agora fica como mais uma história para contarmos!!

      Excluir