segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Golden Circle

Tiramos a manhã para conhecer a capital! Primeiro fomos até a prefeitura de Reykjavik (Radhus). Como ela ainda estava fechada, não deu para ver o mapa em 3D que ela possui de toda a Islândia. Então só demos uma volta do local, que é uma graça! De lá passamos pela frente da Harpa (um prédio lindo, no qual funciona um centro multicultural) e fomos ver de perto a escultura de aço que representa um barco Viking (Sun Voyager / Sólfar Suncraft). Um dos símbolos da cidade, representa os barcos vikings que chegaram na baia de Reykjavik (que significa “baia fumegante”). A escultura é perfeitamente direcionada a posição do pôr do sol no dia do Solstício de verão.
Continuamos nosso tour pela cidade indo para os dois pontos recomendados para se ter uma vista bacana da capital. O primeiro foi Hallgrímskirkja (Igreja Hallgríms) a maior e mais alta igreja da Islândia, é sem dúvida o símbolo mais fotografado de Reykjavík, podendo ser vista de qualquer ponto da capital. Pagamos uma pequena taxa para subir a torre de elevador – a vista da cidade é bem bonita, vale a pena. O segundo foi a Pérola (Perlan): cúpula futurista de vidro, construída em 1991, fica no alto de cinco tanques cilíndricos enormes que armazenam 24 mil toneladas da água aquecida pelo poder geotérmico. No quarto andar tem um deque de observação grátis com uma vista 360º sobre a cidade.
Depois nos despedimos da capital e começamos nossa peregrinação pela Islândia. Iniciamos pela Cratera Kerið. Cratera pequena, mas de com um lindo formato redondo, formada há 6.500 anos pela queda de uma câmara de magma no final de uma erupção vulcânica. É cobrado uma pequena taxa para ter acesso, mas vale bastante a pena visitar. O tom do “lago” formado na cratera é um verde maravilhoso! Ficamos lá pelo menos uns 45 minutos dando a volta ao redor do lago e depois descendo até ele (agua gelada!!!).
A segunda parada foi na cachoeira Gullfoss. Não vou aqui comparar com outras maravilhosas que já vi como Niagara ou Foz do Iguaçu, mas nem por isso Gullfoss deixa de ser linda e impactante, afinal, é uma das maiores da Europa. Lá tem trilhas para você visita-la tanto por cima quanto por baixo. Está última apenas Dan foi, pois estava molhando muito e eu fiquei com receio de voltar a ficar gripada...
Terceira parada, acredito que um dos pontos turísticos mais clássicos (se não o mais) da Islândia: a região dos Gêiseres. A região geotermal é fascinante, cheia de fontes quentes, fendas cheias de fumaça saindo, lama colorida em várias cores minerais, piscinas naturais cor de turquesa incrustadas com sílica, e um gêiser que ainda “funciona” regularmente. O Geysir “original” parou de “cuspir água”, porém Strokkur (A Batedeira) “espirra” muita água a cada 5/10 minutos, mais ou menos. Cada erupção varia em tamanho, então vale a pena esperar para ver algumas vezes. Enquanto estávamos no local, ele jorrou água umas 6 vezes! Para quem não sabe, um geyser é um jato de água que sai furiosamente da terra depois de um lençol freático entrar em contato com rochas quentes ou lava vulcânica. A água vai aquecendo gradualmente e, quando atinge determinada pressão, acaba por subir. Ver um geyser atualmente é uma coisa consideravelmente rara, já que só existem mil deles no mundo todo.
Por fim, concluímos o tour de hoje no Thingvellir National Park, local do primeiro parlamento do mundo. Trata-se de um vale em uma fenda cercado por penhascos a leste e oeste, fica bem em cima da divisa das placas tectônicas. Mesmo chegando quando o sol já estava se pondo, ainda foi possível passearmos um pouco por lá. Muito bonito, com uma vista completamente diferente do que estamos acostumados.
Comentários gerais sobre a Islândia: pelo menos neste primeiro dia, tudo estava muito bem sinalizado. Mesmo que você não tenha um GPS ou mapa, sabendo pelo menos em qual estrada encontra-se a atração que você quer visitar, você conseguirá chegar. As estradas também estão perfeitas. Ok, não arriscamos passar por nenhuma estrada secundária, muito menos as “de rally” (todas que começam com um “F” antes da numeração). Mas ainda assim, bem tranquilas e seguras de serem percorridas.
Dormimos na cidade de Borgarnes, para amanhã darmos continuidade à maratona!
 
PS: total de quilômetros rodado: 283. 
 
Clara, escrevendo sobre o dia 18 de outubro de 2015.

2 comentários:

  1. Que legal, as fotos do lugar ficaram ótimas. É bem bonito!
    Qual o carro vcs alugaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós alugamos um Mazda, 4X4 (acho q é esse o nome). Por tudo q pesquisei, por causa da época e possibilidade de neve, neste período quem for para o norte da ilha é recomendado q alugue um 4X4!

      Excluir