terça-feira, 13 de setembro de 2022

Segunda praça Durbar

Antes de tudo, uma mudança que fiz: antes eu respondia aos comentários na própria postagem do blog, agora estou respondendo no próprio campo de comentários, ok?

Hoje foi dia de conhecer uma segunda Durbar Square, agora a de Bhaktapur. Ela possui três nomes em diferentes idiomas: a cidade do arroz, “Bhadgaon”, em nepali, a cidade dos devotos, “Khwopa”, em newari. No entanto, é como Bhaktapur que é mais conhecida. A cidade fica a 13km de Kathmandu. Tem ônibus que liga as duas cidades, mas nós preferimos ir de táxi. Um detalhe dos táxis que eu não tinha comentado ainda: todos que andamos até agora sempre colocam tapetes nos bancos!

Uma observação / correção de uma das postagens passadas: agora que já fui para outras cidades, e saí do centro turístico de Katmandu, posso dizer que nas avenidas grandes há, sim, faixa de pedestre. Se as pessoas a respeitam é outra história... Vi semáforos, todos quebrados e, no lugar, tinham guardas de trânsito tentando organizar as coisas...

A cidade é composta por 4 praças importantes que merecem ser visitadas: Durbar Square, Taumadhi Square, Dattatreya Square e Pottery Square. Assim como Katmandu, para acessar a praça Durbar é necessário pagar uma taxa. Aqui, não vi nada sobre fazer revalidação desse ticket, mas acho que vale se informar na bilheteria caso tenha interesse em ter acesso à praça por mais dias. Devido ao deslocamento e à quantidade de coisas para conhecer, vale muito a pena ir pra cidade sem limite de hora. Até porque, essa parte turística de Bhaktapur tem um charme à parte e é muito mais tranquila de se passear. O ar é bem mais limpo, as pessoas não ficam se esbarrando umas nas outras, a arquitetura dos prédios / construções são muito mais aconchegantes... Dá vontade de ficar lá por um bom tempo, curtindo cada pedaço e detalhe. Tanto que quando negociamos com o táxi (quer dizer, nós, não, nossas amigas da recepção do hotel), ele queria ficar lá por apenas 2 horas e no final ficamos umas 3h30min.

Ainda não fui à Patan Durbar, mas entre as praças Durbar de Katmandu e a de Bhaktapur, a 2a é muito mais bonita, conservada, prazerosa de se passear!

A princípio íamos explorar a região por nós mesmas. Eu tinha feito uma pequena pesquisa e, vimos que boa parte dos significados eram equivalentes à Durbar de Katmamandu. Porém, o preço do guia era tão barato (uns USD 7,00 para nós 2), que fechamos com ele. Assim como ontem, é muita informação, então vou pontuar as mais interessantes.

• O portal por onde se passa para entrar na praça (e onde você compra o ticket) era o portal de entrada da cidade. Foi destruído completamente no terremoto e reconstruído.

• Quase todos os templos das praças são hindus. Mesmo assim, aqui também há influência de 3 diferentes arquiteturas nos templos: pagoda do hindu, sicara da Índia e stupa do budismo.

• Golden Gate: portal da entrada principal do Palácio Real.

• Palácio Real: construído no século 15, possui 55 janelas, todas de madeira muito bem talhadas / trabalhadas, e algumas delas feitas pelo próprio rei. 55 porque era a idade do rei quando ele decidiu pela instalação dessas janelas.

• A Praça possui um sino grande, era o sino de comunicação. Ele era tocado quando algum inimigo estivesse se aproximando da cidade.

• Na frente de um determinado templo (não lembro o nome, mas fica bem próximo à entrada o Palácio Real) tinha um Bark Bell, sino que, ao ser tocado, parecia latido de cachorro e os cachorros da cidade se aglomeravam perto dele. Após algum dos 3 grandes terremotos, esse sino foi destruído e seu som nunca mais recuperado.

• Em alguns templos tem estrelas de 6 pontas cravadas (similar às dos judeus). Aqui, ela possui o significado de conhecimento e educação.

• Pottery Square: praça onde é possível ver de perto o trabalho dos artesãos locais.

• Nyatapola Temple: localizado na Praça Taumandhi, é o templo mais alto do Nepal. Abre apenas 1 vez ao ano. Foi construído no século 17, em apenas 6 meses (foram necessárias 3000 pessoas). O templo possui cinco andares e trinta metros de altura. Cada lance de escada é guardado por guardiões de pedra: gigantes guerreiros, elefantes, leões, mistura de águia com mamífero (não lembro o nome) e deuses, cada figura sendo dez vezes mais poderosa do que a localizada no "andar de baixo".

•  Taumandhi Square: os templos deste praça, inclusive o Nayatapola, resistiram ao terremoto.

• As portas são pequenas para que, quando as pessoas entrem nas casas / palácios / templos, sejam obrigadas a fazerem reverência em forma de respeito.

• Atualmente Nepal possui 125 castas (+/-). Diz Santohs (o guia) que isso já não importa nas grandes cidades da capital, mas que nas montanhas isso faz muita diferença.

• O filme Pequeno Buda foi filmado na cidade.

• Aqui ainda se fazem sacrifícios de animais em festivais. Isso pode ser feito apenas com búfalo, frango, pato, carneiro e cabra.

• Algumas casas budista penduram / colocam uma bandeira diferente da do Nepal. Ela possui 5 cores concentradas em 5 linhas, azul, branco, vermelho, verde e amarelo (sempre nessa ordem, assim como as bandeiras de oração que são espalhadas por todo o Nepal). Cada uma das cores significa um elemento: Céu e espaço; ar e vento; Fogo; Água; terra.

• Os templos tanto hindus quanto budistas possuem espelhos para que as pessoas possam colocar a pintura do 3o olho no local certo do rosto.

Uma outra dica da cidade: as coisas em Bhaktapur são MUITO mais baratas do que as de Katmamandu. E como estamos em época de baixa estação, a negociação é ainda mais fácil.

Quando voltamos pra a capital, fomos fazer um almojanta no restaurante Mitho. Lugar bem agradável, com uma varanda para a rua. Fica em um local mais tranquilo de Thamel. Tem muita comida diferente, inclusive nosso brigadeiro (não comemos). Fui experimentar o Momo de frango, mas não deu certo: super apimentado....

De noite fomos nos encontrar com algumas pessoas do projeto que também chegaram antes: Joel, Raphael (ambos suíços), e Joana. Foi uma noite divertidíssima, ótima para criar vínculos e entender mais como funciona o projeto (Joana é uma das organizadoras). Galera muito gente boa! Fomos primeiro para um café e quando esse fechou, fomos para um pub (não me recordo os nomes).

PS: lembram que ontem pessoas vieram tirar foto comigo? Hoje foi o dia de tirarem foto com Val... Ri MUITO!

Clara, escrevendo sobre o dia 13 de setembro de 2022, terça feira.