sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Dois lugares poderosos

Bom dia, pessoas!!! Hoje o dia não teve TANTA vivência diferente, mas visitamos dois lugares super importantes não só para a cidade de Katmamandu, mas também para o país como um todo! 

Primeiro fomos visitar Boudhnatah Stupa. Trata-se da maior estupa budista do Nepal e, segundo o folheto, do mundo, com um total de 43 metros de altura.  Em 1979, ela passou a pertencer à lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. 

A estupa fica no centro de uma imensa praça, cercada por vários monastérios, restaurantes e lojinha de souvenir. Com a invasão chinesa ao Tibet, em 1959, muitos tibetanos fugiram para Katmandu e se refugiaram nesses monastérios. 

A grande estupa de Boudhanath foi construída numa plataforma branca (chamada bahal) com três níveis e 120 metros de diâmetro e uma torre dourada de 36 metros de altura. Se vista de cima, o formato é semelhante à uma grande mandala: com 5 budas representando os pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste e centro) e também os cinco elementos (terra, fogo, água, ar e éter/céu).Pintado na torre estão os olhos de Buda, que te acompanham durante a caminhada.

Seguindo a tradição tibetana, como todo templo e monumento budista, é necessário andar em volta da estupa no sentido horário , assim como é necessário girar os cilindros de reza nessa direção. Caso tenha que ir de um lugar para outro que seja mais perto no sentido anti-horário, mesmo assim deve dar a volta mais longa. Além disso, nos disseram que é importante dar 3 voltas na estupra. Então, logo quando chegamos, demos as 3 voltas, em sentido horário, sentindo o local e fazendo nossa prece particular.

Depois fomos tomar um café / almoçar no Hymalayan Java Coffee. É um restaurante bem ocidental, mas estava tudo gostoso, e ainda tinha uma linda vista para a estupa!! Vale muita a pena!

Uma coisa que ainda não falei, e que no Nepal é bem forte, ainda mais nos lugares em que o budismo é o foco, foi sobre as bandeiras coloridas / de oração. Praticamente todos os lugares que fomos até agora, tem ao menos uma sequência dessas bandeiras pendurada. A bandeira da oração é também chamada de Lungta. Elas possuem mantras escritos, orações que indicam as palavras de compaixão, amor, harmonia e boa vontade para todos os seres. A ideia é que a vibração do vesto batento nas banderas faça fluir a energia positiva para todas as direções. As banderas possuem 5 cores, que devem seguir uma sequência exata, que denotam os 5 elementos: o Amarelo-terra, verde-água, vermelho-fogo, Branco-ar, Azul-céu.

Depois saímos de lá e fomos para a Buddha Park que fica do lado da estupra. É uma praça pequena, mas uma graça! No fundo, ela possui pequenas estupas simbolizando momentos importantes da vida de Buda durante sua iluminação espiritual até sua ida ao Nirvana!

De lá, fomos andando até o Templo Pashupatinhath. Foi uma caminhada de mais ou menos 30 minutos, por ruas nada turísticas. Mesmo assim, foi ótimo. Fomos por uma rua cheia de escolas de idiomas, maioria inglês. 

O Templo Pashupatinath é um complexo imenso com diversos monumentos, templos, santuários e pagodes dedicados ao deus hindu Shiva. O complexo fica às margem do rio Bagmati, o que é extremamente importante para as cerimônias de cremação. Sim, é nesse complexo que tem a tradicional cremação de corpos do hinduísmo.

Acompanhar uma cerimônia de cremação é bem impactante. Na beira do rio ficam as plataformas nas quais os corpos são cremados.exiatem as plataformas VIPs e as comuns. No passado, o que diferenciava a utilização de cada uma eram as castas. Hoje é o dinheiro (quem. Puder pagar, usa a plataforma VIP e madeiras melhores para queimar).

Quando o corpo chega, ele é posicionado com os pés virados para o rio, para serem lavados e purificados. Depois, usam a água do rio pra a "lavar" e purificar todo o corpo. Então o corpo é colocado na pira e o fogo é aceso. Esse processo é longo, e existe toda uma regra de quem faz o quê (filho mais velho / marido / esposa, etc). O processo de cremação dura em torno de 3 a 4 horas. Depois que o corpo termina de queimar, pega-se um pedaço do músculo que tenha sobrado, coloca-se dentro de um pano ou saco branco junto com arroz e outras  pequenas coisas, e aí enterra no rio. Mas duas das cerimônias que vimos, eles jogaram esse pacotinho. Disseram que era porque o rio estava cheio.

Uma coisa curiosa: as pessoas que morrem de COVID são cremada separadas, não nas plataformas abertas do rio. Outra curiosidadade: o complexo possui uma casa para aposentados (tradução livre, eles mencionam "retirement place) onde Madre Tereza trabalhou.

Ficamos lá até terminar a cerimônia Aarati (cerimônia com luzes). Essa cerimônia acontece todos os dias, após o anoitecer, para reverenciar o rio e o templo. Durante a cerimônia eles dançam Tandav (dança divina de Shiva, ou algo do tipo). 

Toda a experiência no Templo Pashupatinath foi bem forte. Correção, todas a duas visitas foram bem fortes. Um fluxo de energia muito intenso. O primeiro foi leve, porém reflexivo. O segundo, por incrível que pareça, não foi negativo. Porém, forte. Especialmente durante o Aarati, dava para sentir a concentração das pessoas ao redor, o sentimento, as entregas... Por mais que pensar que cremação seja algo negativo, por ser relacionado à morte, aqui é como se fosse mais uma etapa, que as pessoas respeitam. Não sei explicar, mas acho que vale muito a pena ir e vivenciar isso!

Clara, escrevendo sobre o dia 15 de setembro de 2022, quinta-feira. 

6 comentários:

  1. Lalá fascinada com a riqueza de
    Detalhes . Realmente deve estar sendo ima
    Experiência incrível . Eu acho q ficaria um pouco assustada rsrs.
    Amanhã começa uma nova etapa e sem dúvida a maior aventura . Bj
    Mãe

    ResponderExcluir
  2. Parece assustador mas o clima não é esse. Entendendo que é uma etapa, que é a cultura deles, a gente até admira (além de respeitar, claro)! Agora, rumo à próxima etapa! Beijosss

    ResponderExcluir
  3. outro errinho de digitação "estupra budista"
    Estou achando bem interessante essa sua "jornada espiritual" e do impacto que está tendo em você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse erro é grave, tenho que corrigir! Tenho que ver o jeito de corrigir sem o Blog alterar a ordem da postagem, vou pesquisar! A jornada tem sido intensa e ótima!

      Excluir
    2. Teoricamente ele não altera a ordem dos posts quando vc altera o texto.

      Excluir
    3. Fiz um teste e alterou. Será que fiz algo errado? Vou investigar.

      Excluir